Hino da bicho-grilagem brasileira, Lumiar foi composta e gravada inicialmente por Alberto de Castro Guedes, conhecido por todos como Beto Guedes, e lançada em seu álbum A Página do Relâmpago Elétrico (1977). O músico, além de uma carreira de sucesso entre as décadas de 1970 e 80, fez parte do lendário movimento Clube da Esquina, agremiação formada por músicos mineiros como Milton Nascimento, Lô Borges e Flavio Venturini, que fizeram contribuições de alta relevância à MPB, seja em suas carreiras solo, ou em grupos como o 14 Bis. Parênteses: o clube lançou dois álbuns (essenciais, eu dira), tendo o primeiro sido escolhido pela Rolling Stone brasileira como um dos dez maiores lançados no paÃs.
Lumiar é um distrito do municÃpio de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e um bucólico recanto que foi adotado por aqueles que buscavam uma vida mais contemplativa e simples, com muito mato e duendes (tudo bem, os duendes são por minha conta). Dizem que o próprio Beto só pisou em Lumiar após lançada a música, tendo baseado a letra no que Ronaldo Bastos, seu parceiro de composição, voltou, maravilhado, de uma visita ao verdejante local. O fato é que Lumiar foi um dos muitos sucessos de execução lançados pelo artista e até hoje ainda pode ser escutado aqui e ali nas boas rádios do ramo.
Lumiar foi lançada em seu segundo álbum, Roupa Nova (1982), que, alÃas foi o tÃtulo de seus primeiros cinco álbuns, e traz uma versão mais "pesada" com guitarras e teclados a toda, que mostram a qualidade musical da banda, contrastando com a simplicidade rodinha-de-violão-em-volta-da-fogueira da versão original. Um bom exemplo do potencial da banda que, infelizmente, talvez passe para a história por conta se suas participações novelescas.
Gostei da postagem, não conhecia nenhuma das versões. A música mais antiga do Roupa Nova que me lembro é "Sapato velho" rs.
ResponderExcluirRealmente os músicos do Roupa Nova são muito competentes. Por isto, acho que a banda ao menos deveria tentar produzir um disco só de inéditas.
ResponderExcluir