Helm está na seleta lista de bateristas que cantam (bem) enquanto tocam. E The Weight é um exemplo desse talento. Escrita pelo guitarrista Robbie Robertson, a música narra uma série de encontros na cidade Nazareth, na Pensilvânia, Estados Unidos, berço da tradicional marca de violões C. F. Martin & Company. Foi lançada em 1968, no álbum Music From Big Pink, o primeiro do grupo. Aliás, vale destacar que nos anos 1970, The Band gravou e tocou com Bob Dylan.
O video abaixo foi tirado do documentário The Last Waltz (1978), dirigido por Martin Scorsese, e mostra bem porque The Band tem seu lugar entre os grandes do rock mundial.
A ideia de revezar o vocal entre Fogerty e Auerbach parece ter aumentado a carga emotiva da música, já que, cada um com seu estilo próprio de cantar, consegue passar a mesma carga emotiva presente na original. E quando chega o refrão, o vocalista do Black Keys parece acompanhar o ex-Credence com uma certa reverência. Também é engraçado notar que Auerbach age como um garoto (fanboy seria o termo apropriado) ao se aproximar de Fogerty e pedir para dividir o microfone com ele - o sorriso emocionado entrega.
Embora o video não tenha uma qualidade fantástica, foi o melhor que encontrei com essa ótima apresentação - o áudio é superior a qualquer outro deste show.
E não para por aÃ. The Weight recebeu outra cover excepcional recentemente: Bruce Springsteen e sua banda a tocaram em um show realizado em Newark, Nova Jersey, no começo de maio. Acompanhado por um coro emocionante da plateia, The Boss mostrou porque ainda esta aà lançando tantos bons trabalhos e fazendo shows memoráveis.
Com duas covers tão boas - e recentes -, eu tive que fazer um Top Cover com ambas - ainda mais considerando que gosto muito do Black Keys e do Springsteen.