Sobre Cher, já contei um pouco da trajetória dela aqui e, de alguma forma, se mistura com a de Sonny Bono (Salvatore Bono - não, ele não era parente do Bono Vox rs): começou a carreira como produtor musical, trabalhava com Phil Spector e, depois do sucesso com Cher se dedicou à TV (trabalhou até na Ilha da Fantasia, com o final do programa da dupla) e no cinema, como em Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu! 2 e ainda foi se meter em polÃtica antes de falecer em 1998, num acidente de ski.
Cher canta em vários momentos de sua carreia a música que imortalizou com Sonny, uma dessas é a versão de 1993 para o CD The Beavis and Butt-Head Experience. Um CD "trilha sonora" dos personagens mais queridos e asquerosos da TV na década de 1990. (Quem não ouviu pela primeira vez falar em nachos assistindo o programa, que atire a primeira pedra).
Eles foram uma das primeiras bandas inglesas a tocar reggae, se valendo de letras com crÃticas sócio-polÃticas, refletindo a vida da classe operária do norte da Inglaterra. Afinal, estamos em 1978: desemprego, recessão, inflação, toda uma atmosfera de quem pede por mudanças.
Em 1980, Chrissie Hynde assisti a um show da banda num pub e os convida para abrirem shows dos Pretenders e daà para o sucesso do primeiro single da banda King/Food For Thought. Curiosamente, o sucesso nos Estados Unidos só acontece em 1983 com uma cover de Neil Diamond: Red Red Wine, do álbum Labour Of Love (merece uma postagem, não acham?).
A cover de hoje foi gravada dois anos depois, no disco Baggariddim, a música aparece também num álbum de hits dos Pretenders.
O mais engraçado de todas essas covers é que na minha cabeça, UB40 sempre me pareceu uma banda apenas de covers, até pesquisar sobre a banda. Afinal de contas, em 1993, o UB40 gravariam mais uma versão que fez muito sucesso, um hit do Rei do Rock Elvis Presley, (I Can't Help) Falling In Love With You, que até entrou para a trilha sonora do filme Sliver, Invasão de Privacidade.