Breakdown é uma balada rock. Simples e direta, começa como uma música lenta de coração partido, até Tom Petty iniciar o refrão com "Baby, breakdown" e os backing vocais ditarem os ritmo da canção. A letra, sobretudo, é sobre entregar-se ao amor
"There is no sense in pretending (Não há sentido em fingir)
Your eyes give you away (Seus olhos te entregam)
Something inside you is feeling like I do (Algo dentro de você sente como eu sinto)
We've said all there is to say" (Dissemos tudo que deveria ser dito)
É uma canção curta, porém poderosa, de um dos grupos de rock mais legais de todos os tempos. Por isso, merecia uma cover feita por uma banda idem: Foo Fighters.
Na turnê do sétimo álbum, Wasting Light (2011), o Foo Fighters decidiu incluir uma cover de Tom Petty and the Heartbreakers no setlist. No vÃdeo abaixo, tirado de um show em Nova York, é possÃvel apreciar a versão ao vivo, que contou com a participação de Bob Mould (ex-guitarrista e vocalista da banda oitentista Hüsker Dü) na guitarra. Com uma interpretação mais hard rock, o grupo levou Breakdown a uma plateia cuja maioria, acredito, não havia nem nascido quando Petty & cia entraram em estúdio para gravá-la, em 1976. E uma curiosidade que vale a pena ressaltar: toda semana, a fanpage no Facebook de Tom Petty and the Heartbreakers traz uma cover. Recentemente, indicaram esta do Foo Fighters - o que foi um tremendo achado para quem não a conhecia.