Pois é, ouvindo o rádio no meio do trânsito maluco de São Paulo, fui surpreendido positivamente duas vezes: uma, por conhecer sem querer a música Tu Verras, versão no idioma francês para a música O Que Será? (À Flor Da Pele) de Chico Buarque. E a outra, por descobrir que a ótima atriz espanhola Victoria Abril é cantora também – e canta em francês perfeitamente bem, sem sotaques perceptíveis.
Nem é preciso dizer muito a respeito da música original, afinal, O Que Será? (À Flor Da Terra) é uma das mais conhecidas do repertório de Chico e da nossa MPB. Um único adendo à origem (talvez desnecessário) é relatar que O Que Será? foi composta especialmente para o filme Dona Flor E Seus Dois Maridos, baseado no livro de Jorge Amado. Chico compôs três versões baseadas na mesma melodia: Abertura, À Flor Da Pele e À Flor Da Terra. Cada versão foi utilizada em momentos distintos dessa trama cinematográfica de 1976, dirigida por Bruno Barreto. Das três, a versão mais conhecida é À Flor Da Pele, gravada posteriormente em dueto com Milton Nascimento para o disco de Chico chamado Meus Caros Amigos (1976).
Claude, como admirador da música brasileira, visitou várias vezes o Brasil e aqui estabeleceu laços de amizade com Baden Powell e Chico Buarque lá em meados da década de 60. Não descobri os motivos que levaram Claude Nogaro a fazer esta versão. Sua adaptação não se trata de uma tradução literal para o francês, por isto, Nougaro teve que criar sua própria composição, com enredo e nuances próprios. Daí, gosto de acreditar que esta genialidade de Nougaro ao "afrancesar" uma letra tão complexa quanto esta, foi uma retribuição a amizade estabelecida com Chico.
Tu Verras de Claude Nougaro fez um imenso sucesso e graças a isto, Chico Buarque afrancesado virou moda naquela parte do planeta. Uma prova disto é saber que outros artistas franceses e não franceses regravaram esta adaptação. Já citei a versão da espanhola Victoria Abril. Existe também uma versão feita pelo cantor francês Benjamin Biolay em dueto com a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade em 2011 apresentado no programa Taratata do canal France5. E tem também outra reinterpretação muito boa, feita somente ao piano, gravada pela bela cantora francesa Léa Castel.