Num momento histórico de nosso paÃs, onde as pessoas de todas as cidades estão nas ruas a protestar contra as mazelas e falcatruas que nossos governantes têm nos impelidos há tempos, não pude deixar de lembrar a clássica canção de protesto The Times They Are A-Changin’ escrito por Bob Dylan.
Em 1963, muitos jovens norte-americanos podiam sentir uma grande mudança no panorama cultural e polÃtico dos EUA. Mas apenas Bob Dylan conseguiu expressar e retratar com precisão o que aqueles jovens sentiam. Em entrevistas concedidas e em biografias escritas sobre Dylan, o próprio descreve The Times They Are A-Changin’ como sendo “uma canção com um propósito”. Mas o que é mais bonito de observar é que este propósito contém um teor polÃtico sem ser polÃtica. Ela simplesmente tenta dar voz a um sentimento emudecido dos jovens de que algo precisava ser mudado. Ela não endereça nenhuma reivindicação especÃfica. Ela reflete uma visão direta de Dylan sobre injustiças sociais presentes no dia-a-dia das pessoas e o sentimento de que os governantes nada fazem para mudar a situação. Mas, também, ela mostra que os jovens podem e vão mudar tal situação.
The Times They Are A-Changin’ foi composta no ano de 1963 porém só veio a ser lançada oficialmente 1964 no disco que levava o mesmo nome. Na lista das 500 Melhores Canções de Todos os Tempos elaborada pela revista especializada Rolling Stone, The Times They Are A-Changin’ figura na posição 59.
Dentre as centenas de versões feitas a esta música, escolhi o cover produzido por Don Henley. Don foi vocalista, baterista e um dos fundadores da banda The Eagles. Sua versão para The Times They Are A-Changin’ foi gravada em 1993 no evento realizado pela MTV chamado MTV Rock’n’Roll Inaugural Ball que comemorava a saÃda de George Bush (pai) e a entrada de Bill Clinton na presidência dos EUA.
Independentemente das motivações polÃticas por de trás daquele evento festivo, a versão de Don Henley é significativa pois ao menos ali, naquele instante, o público que cantava junto os versos de Dylan se sentiam diretamente responsáveis pelo momento de mudança. Além disto, vale ressaltar que a versão de Henley e sua banda possui um arranjo de altÃssima qualidade, com direito a um ótimo solo de guitarra antes da última estrofe da canção. E com o Coral da escola Woodrow Wilson de Washington DC entoando em unÃssono a significativa letra de Dylan faz deste cover de The Times They Are A-Changin’ um momento verdadeiramente inspirador.
Mesmo após 50 anos de sua inscrição, The Times They Are A-Changin’ parece ter sido concebida por Dylan especialmente para este momento no Brasil, tal é seu grau aderência ao sentimento de mudança que levaram milhares de brasileiros as ruas.
esse cover eh sensacional! adoro o Henley e sua voz ficou otima na versao junto com o arranjo sensacional, bem melhor que a versao de Bryan Fery.
ResponderExcluirÉ, eu também achei que ficou melhor que a versão do Bryan Ferry. Têm várias versões para esta canção de Dylan, arrisco a dizer que tem mais de 100 versões...
Excluir