Tito Puente, nova-iorquino descendente de porto-riquenhos, foi uma das maiores autoridades em música latina: percussionista, compositor, arranjador, ganhador de grammies e também ganhou o apelido de "Rei do Mambo", o qual o tornou muito famoso nos Estados Unidos, além de ter se dedicado as outras sonoridades latinas como chá-chá-chá, salsa e de ter "latinizado"o jazz nos seus mais de 50 anos de carreira.
Tito morreu em 2000 em plena atividade e preste a lançar um CD.
Tito morreu em 2000 em plena atividade e preste a lançar um CD.
Carlos Santana, começou a tocar guitarra aos 8 anos de idade, trocou o violino por ela. Seu pai era violonista e foi a maior influência para Carlos que se tornou multi-instrumentista. Sua primeira banda foi criada quando ele tinha 19 anos, a Santana Blues Band, em São Francisco, mas depois a banda passou a ser chamada somente pelo sobrenome do músico, Santana. De lá para o Woodstock foi um pulo, que tornou a banda e músico conhecidos mundialmente em 1969 e abriu as portas para seu álbum Abraxas, de 1970 e no qual está Oye Como Va.
Muito sucesso durante as décadas seguintes e muitos grammies ganhos pelo álbum de 1999, Supernatural (foram 9, se igualando a Michael Jackson), álbum com várias parcerias e que fez o guitarrista repetir os duetos no álbum seguinte: Shaman, de 2002.
Em 2016, o artista lançou Santana IV.
Essa eu não sabia que era um cover, talvez pelo cover já ser de 1970 e ter se tornado um hit mundial com Santana. Mas a verdade é que acabei descobrindo vendo os comentários, extras e curiosidades da oitava temporada de Seinfeld do episódio The Checkers. Em um dado momento deste episódio, Elaine Benes fala da música a Jerry Seinfeld e nos créditos/comentários aparece a descrição "cover famoso de Carlos Santana, gravado originalmente por Tito Puente". Pronto, foi inspiração suficiente para rememorar mais um ótimo cover!