0439 - Sweet Mother Earth (O Cio da Terra) - Bert Jansch Conundrum [1980]


Essa minha falta de conhecimento sobre música brasileira me deixa envergonhado. Me sinto como a Elis diz na canção Querelas do Brasil: “O Brasil não conhece o Brazil / O Brazil tá matando o Brasil / Do Brasil SOS ao Brasil”. Muitas vezes descubro através de artistas estrangeiros a música do nosso Brasil. Foi por isto que resolvemos criar um tópico específico no 1001 Covers chamado “É do Brazil” que se dedica somente a covers/versões de músicas brasileiras feitas por artistas estrangeiros. Saber que os estrangeiros conhecem mais de nossa própria música que nós brasileiros, como eu disse antes, me dá vergonha. Mas, ao mesmo tempo, serve de estímulo para aprender mais sobre a nossa própria cultura.

Não vejo mal nenhum, obviamente, em gostar apenas de músicas estrangeiras. Eu sempre gostei, principalmente do rock inglês. Gosto também do rock nacional é claro, mas confesso que sempre valorizei mais o que vinha de fora. Certo interesse por músicas brasileiras só ocorreu em 1999, quando quase sem querer assisti a um show de Caetano (veja esta história aqui). Porém só com mais idade vim mesmo a ter mais atenção para com o cancioneiro brasileiro. Comecei pelas obras de Gil, Caetano é claro, ChicoMilton Nascimento.

Sobre Milton, gostava e gosto muito de sons como Coração de Estudante, Maria Maria ou Canção da América, hits dos anos 80 ligado aos movimentos políticos. Dentro da minha ignorância, Milton se resumia àquelas músicas. Só com uns trinta e poucos vim a comprar uma edição em CD de Clube da Esquina e depois voltei a ouvir muito Milton motivado pela cantora Esperanza Spalding, que fez uma bela cover de Ponta de Areia do disco Minas de 1975 – já publicada aqui neste post. Shame on me

Foi nesta mesma época que comecei a conhecer um pouco mais sobre a música caipira de raiz. Nessa busca, acabei me deparando com outra música do Milton chamado O Cio da Terra numa interpretação muito bonita feita por uma das duplas de vozes mais bonita do estilo em minha opinião: Pena Branca e Xavantinho.

O Cio da Terra foi originalmente composta por Milton em parceria com Chico Buarque em 1977 lançado no single chamado Milton e Chico.


A versão original é muito boa. Entretanto, quando ouvimos a versão lançada em 1980 pela dupla Pena Branca e Xavantinho no LP intitulado Velha Morada realmente ela ganha uma outra conotação, trazendo um sentimento totalmente agrário, que nos transporta diretamente para o trabalho do homem da roça em harmonia com sua terra. É realmente uma cover sensacional:


Além da dupla, vários artistas nacionais e da América Latina também fizeram grande releituras desta canção, entre eles a grande Mercedes Sosa e a cantora cubana Omara Portuondo em parceria com Maria Bethânia.


Mas, a mais surpreendente de todas as releitura feitas talvez seja mesmo a versão feita pelo grande guitarrista escocês Bert Jansch. Conhecido como o Bob Dylan Britânico e dado por Neil Young como sendo simplesmente "o Jimi Hendrix das guitarras acústicas", Bert foi o fundador do Pentangle, o mais importante grupo de folk-jazz-rock acústico da terra da rainha.

Em 1980 após dar um “break” com o Pentangle, Bert gravou um disco solo chamado Thirteen Down creditado a Bert Jansch Conundrum, um projeto feito em parceria com os multi-instrumentistas Martin Jenkins e Nigel Portman-Smith e com o baterista Luce Langridge. Este trabalho traz canções de própria autoria de Bert e duas versões. Segundo o jornalista Jim Newson do site Allmusic, Thirteen Down “está entre os melhores trabalhos da extensa carreira de Bert e é essencial para qualquer apreciador de acoustic-folk”. É deste celebrado LP que encontramos uma adaptação de autoria do próprio Bert Jensch em inglês para a canção O Cio da Terra intitulada Sweet Mother Earth.


Confira o próprio Bert Jansch explicando a origem de Sweet Mother Earth numa apresentação em 1991, confundindo o local de origem da música (South Africa com South America) e, em seguida, tocando lindamente Sweet Mother Earth de posse de sua lendária guitarra acústica:


Como bônus track desta postagem, compartilhamos a emocionante versão da cantora australiana fã de música brasileira Diana Clark com o coral Melbourne Millennium e o guitarrista Doug de Vries feito no ano de 2008.


Não descobrimos os motivos que levaram Bert Jansch fazer uma adaptação de O Cio da Terra. Penso que tenha sido a projeção internacional de Milton desta época que chamou a atenção de Bert. Ou até mesmo a versão de O cio da Terra feito para o disco do Milton de 1979 chamado Journey To Dawn feito para abastecer o mercado norte-americano. Entretanto é fato novamente que mais um artista estrangeiro (e desta vez escocês) fez valorizar mais uma vez a música do nosso país.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.