Mas vale ressaltar um detalhe que quase não nos atentamos. Para quem tem disco em CD ou vinil já deve ter percebido que a faixa 16 Toneladas tem escrito ao lado Sixteen Tons entre parênteses. Em geral, esses parênteses em faixas sempre indicam boas curiosidades e neste caso não é diferente. Logo descobrimos que este samba rock é em sua origem uma canção country folk chamada Sixteen Tons feita por Merle Travis em 1946, cuja composição discorre sobre a dura vida dos trabalhadores das minas de carvão norte-americanas.
Apesar de Merle Travis ser o compositor e o primeiro a lançar Sixteen Tons comercialmente, o sucesso só veio mesmo 9 anos depois com a cover gravada por Tennessee Ernie Ford em 1955. A versão de Ernie Ford ganhou um arranjo mais puxado para o jazz ficou em primeiro lugar nos EUA e Grã-Bretanha, atingindo a marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas em dezembro daquele mesmo ano.
Depois da fama alcançada pela cover de Tennessee Ernie Ford, mais de uma centena de artistas a regravaram, entre eles podemos destacar a versão de Bo Diddley bem puxada para o blues, a versão de Stevie Wonder num estilo Motown e a gravação de 1987 de Johnny Cash, retornando à canção para sua origem country. Podemos destacar ainda a ótima versão com mais guitarras e pegada blues rock dos barbudos do ZZ Top:
Noriel faleceu em 1975, 4 anos após essa cover. Segundo consta no Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira, 16 Toneladas foi o maior sucesso comercial de Noriel, e que com certeza só aumentou com a regravação do Funk Como Le Gusta, levando seu trabalho para outras gerações. Em 2014, a cervejaria holandesa Heineken com a agência Wieden+Kennedy lançaram uma campanha onde em um de seus filmes os protagonistas fazem verdadeiras peripécias a bordo de um navio ao som de Noriel Vilela...
Enfim, agora podemos afirmar com convicção: “Esse é o famoso 16 Toneladas!”