Mais conhecido como o rosto da sua banda Culture Club, Boy George embarcou numa carreira solo depois da dissolução do grupo em 1986 e de cara conseguiu liderar as paradas no seu primeiro esforço solo.
Originalmente gravada pelo Bread em 1972, escrita por David Gates, Everything I Own, que aparentemente fala de um amor perdido, na verdade é sobre o pai de Gates, que havia falecido cerca de 9 anos antes. A canção chegou ao número 5 na Billboard e apareceu em diversas trilhas sonoras de novelas recentes como Amor Eterno Amor (2012) [1] e Pé Na Cova (2015) [2], mas teria caÃdo bem nas trilhas internacionais de 1972 como O Bofe, O Primeiro Amor, Selva de Pedra ou Uma Rosa Com Amor, que traziam muitas músicas românticas.
Everything I Own ganhou uma nova versão feita pelo cantor de reggae Ken Boothe em 1974. Curiosamente em sua versão, Boothe canta “Anything I Own” apesar de manter “Everything” no tÃtulo [3]. A cover conseguiu o primeiro lugar nas paradas britânicas daquele ano.
Em 1987, numa fase difÃcil na sua vida pessoal, depois da prisão por posse de heroÃna, Boy George volta à s raÃzes do primeiro sucesso do Culture Club (Do You Really Want to Hurt Me?, que tinha uma levada reggae) e faz uma cover de Everything I Own mais parecida com a versão de Ken Boothe do que com a original do Bread. Essa versão fez parte da trilha sonora da novela de Brega & Chique [4] naquele mesmo ano.
A cover foi gravada nos estúdios AIR na famosa ilha de Montserrat [5] no Caribe, onde grandes artistas trabalharam, depois que George Martin o montou em 1979, até a destruição da ilha pelo furacão Hugo em 1989 (e depois o vulcão Soufrière Hills em 1995). Essa história virou documentário...
...e gerou um show beneficente [6] em 1997 para levantar recursos para a recuperação da ilha, com grandes nomes da música como Elton John, Paul McCartney, Mark Knopfler, Phil Collins, Eric Clapton e Sting.
Boy Geroge tentou um esforço extra com a banda Jesus Loves You de acid house em 1989, mas se reinventou como DJ nos Anos 90, tendo uma segunda e bem-sucedida carreira.
Nos últimos anos participou da premiada peça Taboo (fazendo as letras e atuando) sobre a cena New Romantic do inÃcio dos anos 80, além de turnês de reencontro do Culture Club e programas de TV como jurado.
Além desta cover de Boy George, não podÃamos deixar de mencionar outras ótimas versões feitas por outros artistas, nacionais e internacionais:
1972 - Olivia Newton John
1972 - Diana (adaptação em português intitulada Tudo Que Eu Tenho)
2006 - Jason Mraz e Chrissie Hynde (feita para o filme Happy Feet [7] num medley com a música The Joker do Steve Miller Band)
2014 - Jamz (banda brasileira que gravou a versão em inglês para trilha sonora da novela Império [8])
E mais as versões [9] de Shirley Bassey, 'N Sync, Nicole Scherzinger, Vanessa Hudgens, Boyzone, entre outras.
Fonte utilizadas: